Vivara

Guia da prata: o que você precisa saber antes de escolher joias

O universo da prata é cheio de técnicas e segredos que dão origem a joias únicas, encontradas aqui na Vivara. Hoje, te convidamos a conhecer nosso guia da prata para descobrir os mistérios e as belezas desse metal precioso.

Joias prata
Joias prata

Quais são os tipos de prata?

Em seu estado puro, a prata é frágil e possui alta maleabilidade. Por conta dessa característica, é necessário fazer uma liga com outros metais para que ela seja trabalhada e, assim, ser transformada em joia. Os tipos de prata mais conhecidos são:

Prata 1000, prata pura ou prata fina

É a prata no estado puro. Só é utilizada em casos especiais, como em filigranas.

Prata 925, prata sterling ou prata de lei

É constituída de 925 partes de prata pura e 75 partes de outras ligas. A prata 925 recebe diversas nomenclaturas - por isso, caso você esteja se perguntando o que é prata de lei ou o que é prata esterlina, saiba que elas são a mesma coisa.

Prata 950

É constituída de 950 partes de prata pura e 50 partes de outras ligas.

Prata 800

É constituída de 800 partes de prata pura e 200 partes de outras ligas, sendo mais utilizada na Itália.

Prata 90

É utilizada para banhar objetos de metal (latão ou outro), como talheres, até que eles atinjam a espressura de 90 mícrons.

Joias prata
Joias prata
Joia Prata

Qual a melhor prata para joias?

Na joalheria, é mais comum utilizar a prata 925 e a prata 950, que possuem boa maleabilidade e ainda contam com um alto grau de pureza. A única diferença entre elas é que a prata 950 tende a escurecer um pouco mais rápido.

Joias Prata Joias Prata Joias Prata

Tem como saber se a prata é verdadeira?

A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.

Além disso, fique atento aos certificados de segurança –eles sempre devem acompanhar as peças preciosas.

É possível realizar alguns processos caseiros para testar prata, mas o mais indicado é, caso você tenha dúvidas, levar sua joia em um especialista qualificado, que está habituado a realizar procedimentos para confirmar se a prata é verdadeira ou não.

Na Vivara, temos uma equipe de profissionais hábeis e experientes, e você sempre pode ir a uma de nossas lojas tirar dúvidas a respeito de joias em prata.

Joias Prata Joias Prata Joias Prata
Joias Prata Joias Prata

Para que serve o banho de ródio?

O banho de ródio que as joias se semijoias (especialmente as de ouro branco e prata) recebem serve para, principalmente, criar uma camada protetora, ajudando a evitar arranhões, manchas e outros tipos de desgaste, e ainda proporciona um efeito mais brilhante à joia.

Caso você esteja se perguntando o que é ródio, a gente te conta: o ródio é um metal da família de platina, e ele pode ser utilizado com diversas finalidades, como na produção de ligas metálicas e na fabricação de catalisadores automotivos.

Joias Prata Joias Prata

Afinal, a prata oxida?

Sim, a prata é um material naturalmente sensível a enxofre e cloro, elementos fortemente presentes em nosso dia a dia, por isso, a oxidação da prata pode ocorrer facilmente. Para diminuir o risco de ter sua prata oxidada, é preciso limpar e armazenar suas joias com um cuidado especial.

Joia Prata

Por que a prata escurece?

Por conta do processo de oxidação, ou seja, da camada de sulfato de prata criada na superfície da joia, que ocorre especialmente devido à poluição do ar e ao nível de ácido úrico liberado por cada pessoa. Mas fique tranquilo: é normal que a prata escureça, e existem formas de limpá-la.

Como limpar prata em casa?

O ideal é limpar prata sempre depois de utilizá-la –você encontra uma receitinha caseira em nossa página de cuidados com as joias. Para prolongar a limpeza e evitar que as joias fiquem em contato com o ar, é adequado guardá-las em um saquinho plástico ou embrulhá-las em papel fino.

Joias Prata Joias Prata

Uma breve história da prata

A trajetória da prata começa na pré-história, podendo ser considerada um dos primeiros metais a serem encontrados na natureza em estado puro. O símbolo químico da prata, Ag, vem do nome em latim argentum, que remete ao brilho e clareza. Na escala Mohs, que mede a resistência de minerais de 1 a 10, a prata tem um grau de dureza de 2,5 a 3.

Atualmente, a prata pode ser encontrada no México, na Austrália, nos EUA, no Peru, no Canadá, no Chile, na Polônia, em Marrocos, na Bolívia, e na região da ex-URSS. No Brasil, ela é produzida, normalmente, como um subproduto da extração do ouro.

Joias Prata

Significado da prata

O significado da prata é variado, mas, de maneira geral, acredita-se que a prata é um poderoso elemento de regeneração, sendo utilizada, inclusive, em sessões de cromoterapia, por exemplo. No misticismo, ela representa a Lua, a energia feminina, a pureza e a sabedoria divina.

Joia Prata

faq

1. Qual é a diferença entre os tipos de prata?

A principal diferença entre os tipos de prata é a proporção de prata pura e de ligas metálicas com as quais cada peça é confeccionada proporcionando diferentes brilhos e escalas de dureza.

2. As joias da Vivara são importadas?

Não, as joias da Vivara são confeccionadas em nossa fábrica aqui no Brasil. Contamos com os maiores profissionais especializados em técnicas e conceitos relacionados à manipulação de joias de prata. Para saber mais, acesse nossa página institucional.

3. As joias da Vivara são feitas com qual tipo de prata?

Todas as joias de prata Vivara e Life by Vivara são confeccionadas em prata 925 com ligas especiais e recebem banho de ródio.

4. Joias com detalhes em prata são feitas com prata 925 também?

Sim. Os materiais utilizados na fabricação de todas as joias podem ser encontrados na descrição de cada um dos produtos. Mas, caso tenha dúvidas, é só entrar em contato conosco.

5. A Vivara oferece o serviço de banho de ródio?

Sim. O serviço de banho de ródio está previsto na garantia de nossas joias, mas, para mais informações, ou banho extra, contate nosso SAC ou visite uma de nossas lojas físicas.

6. Quanto maior for o anel de prata, mais cara fica a joia?

O valor varia de acordo com o produto selecionado, a faixa de preço dos produtos levam em consideração diversas viariáveis como design, mão de obra e matéria prima, então, atente-se às características de cada produto.

7. Como saber o tamanho do meu anel de prata?

Você pode medir na sua casa com a ajuda de uma fita métrica e, depois, é só conferir no nosso guia de medidas o tamanho do anel referente aos centímetros.

8. Se a prata escurecer, posso usar algum produto para limpar?

Sim, você pode utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio, sal, detergente e água, mas tome cuidado com as proporções. Você encontra todos os detalhes em nossa página de cuidado com as joias.

9. Posso trocar as joias que comprei online na Vivara?

Sim, mas existem algumas epecificidades a serem seguidas. Todas as informações necessárias estão em nossa página de trocas e devoluções.

10. As joias de prata Vivara possuem garantia?

Sim. Todas as nossas joias possuem garantia. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a Garantia Legal é de 90 dias a partir da data de compra, e cobre defeitos de fabricação e vícios adquiridos. Para mais informações, consulte nossa páginas de Política de Garantia.

 Produtos
 Produtos
Ordenar Por